domingo, 8 de setembro de 2013

Mas o que é o Arduino?

                                                             Mas o que é o Arduino?


                                


Arduino é um computador físico baseado numa simples plataforma código livre de hardware, projetada com um microcontrolador de placa única, com suporte de I/O embutido e uma linguagem de programação padrão, na qual tem origem em Wiring e é essencialmente C/C++ (Com várias pequenas modificações antes de ser transformada em avr-gcc).

Arduino pode-se dizer que é uma plataforma eletrônica open-source ideal para quem quer receber dados do ambiente como sensores de temperatura, luz, e atuar através de motores leds, criando objetos interativos e interessantes
Toda programação é baseada em uma linguagem recentemente nova também, chamada processing. No ambiente de desenvolvimento existe também várias funções que facilitam o desenvolvimento de qualquer programa, do mais simples ao complexo, alem também de bibliotecas prontas para facilitar o interfaceamento com outros hardwares.
O objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por artistas e amadores. Principalmente àqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e de ferramentas mais complicadas.
Pode ser usado para o desenvolvimento de independentes objetos interativos ou ainda para ser conectado a um computador hospedeiro. Uma típica placa Arduino é composta por um controlador, algumas linhas de I/O digital e analógica, além de uma interface serial ou USB para interligar-se ao hospedeiro, que é usado para programa-lo e interagi-lo em tempo real. Ele em si não possui qualquer recurso de rede, porém é comum combinar um ou mais Arduinos deste modo, usando extensões apropriadas chamadas de shield. A interface do hospedeiro é simples, podendo ser escrita em várias linguagens. A mais popular é a Processing, mas outras que podem comunicar-se com a conexão serial são: Max/MSP, Pure Data, SuperCollider, ActionScript e Java.
Atualmente seu hardware é feito através de um microcontrolador Atmel AVR, sendo que este não é um requerimento formal e pode ser extendido se tanto ele quanto a ferramenta alternativa suportarem a linguagem Arduino e forem aceitas por seu projeto. Considerando esta característica, muitos projetos paralelos se inspiram em cópias modificadas com placas de expansões, e acabam recebendo seus próprios nomes.
Apesar do sistema poder ser montado pelo próprio usuário, o projeto atualmente possui um serviço de venda do produto pré-montado, através deles mesmos e também por distribuidores oficiais com pontos de venda mundiais.
O projeto iniciou-se na cidade de Ivrea, Itália, em 2005, com o intuito de interagir em projetos escolares de forma a ter um orçamento menor que outros sistemas de prototipagem disponíveis naquela época. Seu sucesso foi sinalizado com o recebimento de uma menção honrosa na categoria Comunidades Digitais em 2006, pela Prix Ars Electronica, além da marca de mais de 50.000 placas vendidas até outubro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário